PROGRAMA EM DESTAQUE:

Liderança Global 2023

Em parceria com YDUQS
Introdução:

Entre junho e julho de 2023, realizamos um curso online focado em liderança global para alunos do sistema universitário brasileiro YDUQS, incluindo universidades como a Universidade Estácio de Sá e o Centro Universitário de Ribeirão Preto.

O programa, realizado inteiramente em espanhol, também trouxe alunos de uma série de universidades da América Latina, como a Universidad Cooperativa de Colombia e a Universidad Siglo 21 (Argentina).

Ao longo das cinco semanas do curso, os alunos se reuniram uma vez por semana para uma sessão online durante a qual ouviram palestras e participaram de atividades conduzidas por especialistas locais em assuntos relacionados à liderança global. Além desse conteúdo acadêmico, os alunos foram divididos em pequenos grupos – cada um com uma mistura diversificada de nacionalidades representadas – e incumbidos de desenvolver um projeto em conjunto, que deveriam apresentar ao final do programa. Nesse sentido, o curso foi um exercício teórico e prático do desenvolvimento das competências necessárias para ter sucesso como líder em um mundo cada vez mais globalizado.

Tipo de programa:

Curso online

Fechas:

16 de junho a 15 de julho de 2023

"O curso de liderança global foi uma experiência enriquecedora e transformadora. Interagir com pessoas de diferentes partes da América Latina me proporcionou uma perspectiva diferente. Ao longo do programa, comecei a entender melhor meus companheiros, principalmente os brasileiros, [aprendendo mais sobre] o significado de suas palavras e a forma como trabalham em equipe. Sair da minha zona de conforto foi desafiador, mas me deu a valiosa oportunidade de crescer pessoal e profissionalmente, enfrentando situações que impulsionaram meu crescimento holístico."

Liliana Parra

Universidade Cooperativa da Colômbia

Origen del programa:

Este programa é fruto de um relacionamento de longa data com a holding educacional brasileira YDUQS. Desde 2018, trabalhamos com diversas universidades dentro do sistema YDUQS, como Ibmec e Wyden.

Ao longo desses cinco anos, trabalhamos em programas receptivos e externos, tendo enviado alunos do sistema YDUQS para o exterior e recebido alunos estrangeiros em programas envolvendo universidades dentro do sistema YDUQS.

O Curso de Liderança Global foi desenvolvido em 2023 sob a liderança de Larissa Pochmann, Coordenadora Nacional de Pesquisa, Extensão e Internacionalização da YDUQS. A ideia surgiu como uma oportunidade de proporcionar uma experiência internacional acessível e prática aos alunos da rede universitária YDUQS por meio de um curso virtual de curta duração.

A jornada:

No final do primeiro semestre de 2023, trabalhamos em colaboração com nossos parceiros da YDUQS e universidades parceiras em toda a região para recrutar participantes do programa. No total, recebemos inscrições de cerca de 1.800 alunos de toda a América Latina, dos quais foram aprovados um grupo de mais de 300 alunos brasileiros e 150 alunos internacionais da Colômbia, Argentina, México, Chile e Peru.

O PROJETO:

Em suas equipes de projeto, os alunos receberam um desafio para trabalhar de forma colaborativa durante e fora dos horários de reunião síncrona para apresentar no final da experiência. Cada equipe teve que apresentar um modelo de negócios hipotético para um bem ou serviço que já existe em seus países de origem e que gostaria de expandir para outro país.

Esses participantes foram então divididos em seis turmas diferentes a cada semana. Dentro de cada turma, os alunos foram divididos em suas equipes de projeto, com uma média de 10 equipes por turma e uma mistura de nacionalidades representadas em cada equipe. Cada sessão online foi estruturada da seguinte forma:

Semana um:

Introdução à liderança global

A equipe de coordenadores do curso dedicou esta sessão para equipar os alunos com as principais informações e ferramentas necessárias para seguir o restante do curso e iniciar seus projetos. Esta sessão forneceu aos alunos uma visão geral das competências-chave que são fundamentais para a liderança global, ao mesmo tempo em que lhes deu tempo para discutir e refletir sobre essas competências com seus colegas - o que provou ser uma primeira oportunidade para trabalhar em contextos interculturais, dada a composição diversa do grupo.

Semana dois:

Comunicação intercultural

Esta semana foi dedicada ao conceito de comunicação intercultural eficaz. Além de apresentar as principais formas de comunicação, os especialistas apresentaram uma série de dicas para que os alunos se expressem com mais clareza em ambientes internacionais. Os alunos então refletiram sobre esse conteúdo por meio de uma atividade interativa centrada no 'portuñol' – uma maneira de descrever a maneira pela qual os falantes de português e espanhol misturam as duas línguas. Ao usar o portuñol como um estudo de caso, os alunos puderam ver que o significado de uma única declaração, frase ou palavra pode variar com base na origem, contexto ou histórico dos envolvidos.

Semana três:

Adaptabilidade

Na terceira semana, a equipe de coordenação focou na ideia de adaptabilidade no mundo moderno. A partir da apresentação de uma base teórica, os alunos tiveram a oportunidade de aprender mais sobre as diferentes formas como a adaptabilidade pode ser definida, a sua importância num mundo em constante mudança e as diferentes maneiras em que pode ser medida, como a resiliência, tolerância e flexibilidade. No final, os alunos focaram especificamente no que significa ser um líder flexível, particularmente no mercado de trabalho e em contextos internacionais.

Semana quatro:

Trabalho em equipe e gestão de conflitos

Na última palestra do curso, os alunos ouviram uma especialista em negócios internacionais sobre o tema de gestão de conflitos e trabalho em equipe. A especialista estabeleceu uma base teórica com uma introdução às causas dos conflitos interpessoais e ao papel que a percepção ocupa nestas dinâmicas. Os alunos tiveram então a oportunidade de aprender mais sobre a comunicação não violenta como uma estrutura através da qual os conflitos podem ser compreendidos e resolvidos.

Semana cinco:

Apresentação dos projetos

Ao longo das cinco semanas, os alunos trabalharam em seus pitches durante e fora de suas sessões de reunião síncrona. Antes desta sessão final do curso, cada equipe teve que enviar para avaliação um pitch de negócios gravado de dois minutos, dos quais foram selecionados os três melhores pitches de cada turma para serem apresentados e julgados na sessão final, onde um time vencedor de cada turma foi escolhido. As apresentações vencedoras incluíram empresas que desenvolveriam talas impressas em 3D, ofereceriam serviços de câmbio por meio de um aplicativo de celular e ajudariam imigrantes e refugiados a conseguir emprego no Brasil.

O impacto:

Por meio do curso, os alunos puderam colocar em prática o conteúdo aprendido em tempo real. Ao centrar o conteúdo acadêmico do programa em torno de quatro competências-chave necessárias para o sucesso na liderança global – e quatro competências-chave que os alunos precisariam para trabalhar em equipe e desenvolver seus projetos – o curso criou um diálogo entre seus componentes acadêmicos e práticos.

Enquanto os alunos aplicaram o conhecimento que adquiriram nas sessões ao trabalho em suas equipes de projeto, eles também aproveitaram os desafios e o crescimento que experimentaram trabalhando em seus projetos para fazer perguntas e oferecer insights durante as palestras.

Talvez o aspecto mais desafiador do curso – que inevitavelmente acabou sendo um dos mais gratificantes – tenha sido o trabalho em equipe.

O fato de os alunos terem que trabalhar em seus projetos virtualmente os desafiava a assumir um nível adicional de responsabilidade; cada grupo teve que encontrar ferramentas e estratégias eficazes para organizar o desenvolvimento do projeto e a divisão do trabalho entre os membros da equipe à distância. Além disso, cada equipe era composta por membros de diferentes países da América Latina, o que significava que os alunos tinham que se esforçar para se comunicar uns com os outros de forma eficaz do ponto de vista cultural e linguístico.

Acima de tudo, porém, este curso representa o potencial para expandir o intercâmbio internacional através de iniciativas de intercâmbio virtual. Embora nenhum dos participantes cruzasse fisicamente as fronteiras, a estrutura do curso permitiu que eles se relacionassem com pessoas de outros países e conhecessem melhor suas realidades.

Em todas as turmas e grupos, os alunos comentaram o fato de que, apesar do curso ter apenas cinco semanas de duração, o curso foi capaz de otimizar a quantidade de aprendizado e troca que eles conseguiram alcançar em suas interações do dia-a-dia em seus times. Para muitos, esta foi a primeira experiência internacional que tiveram a oportunidade de vivenciar. Por isso, acreditamos que esses tipos de iniciativas de ‘internacionalização em casa’ representam uma oportunidade fundamental para continuar expandindo o acesso à educação internacional para mais estudantes em todo o mundo.

"Minha experiência com a equipe de liderança global foi muito relevante para o meu aprendizado, pois pude me conectar com pessoas de diferentes lugares e compartilhar informações. Ao lado dos professores e participantes, aprendi sobre a importância de buscar o desenvolvimento profissional, sobre a criatividade, sobre a inclusão e também sobre o que significa explorar minhas ideias. Foi incrível!"

Ester Barcelos

Universidade Estácio de Sá

Você gostou de ler sobre essa incrível jornada educacional internacional?

Nossa paixão pela área acadêmica nos deu o privilégio de colaborar ativamente com mais de 80 universidades, oferecendo experiências profissionais e extracurriculares impactando diretamente mais de 4.000 alunos.

Escrito por:

Jaret Waters

Campus b Team

Comparte en:

LinkedIn
Facebook
Twitter
Logo Campus b branco sem tagline-05
to go beyond

Rua Helena, 140 cj 103

São Paulo – SP – Brazil, 04552-050

+ 55 11 3845-0550

info@campusb.org

OUR SOCIAL MEDIA:

Discover more from Campus b │ To go Beyond

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading